terça-feira, 3 de junho de 2014

Bem Estar: Como tratar com o Câncer com auto estima

No programa Bem Estar, dessa terça-feira, 03 de junho de 2014, a pediatra Ana Escobar, a hematologista Yana Novis e a psiquiatra Maria Teresa Cruz Lourenço, ensinaram como o paciente deve lhe-dar com uma doença tão grave como essa, e que não somente com medicina se combate a doença, o portador precisar ter uma grande auto estima e um total apoio dos familiares e amigos.

Segundo dados divulgados no programa, algo em torno de 600 mil brasileiros devem receber o diagnostico que estão portando câncer. Para os especialista a doença muda a forma de vida da pessoa, e que o medo e a tristeza vem após o diagnostico, e que procurar ajuda é fundamental para a cura da doença.

Para os especialista é fundamental a família esta sempre por perto, dando total apoio e força ao paciente, o ajudando e compartilhando momento de alegrias e também de tristeza são peças fundamentais durante todo o processo de tratamento.

O paciente também precisa se ajudar durante o tratamento, para a pediatra Ana Escobar, a forma de lhe dar com a doença, a forma de conviver com a doença, faz o tratamento mais suave e com menos sofrimento, sendo que o bom astral a felicidade ajudam ao sistema imunológico.

Os médico dizem que a busca por informações é outra forma de combater a doença, lendo livros , revistas e pesquisando na internet.  A hematologista Yana Novis alerta, no entanto, que é fundamental ainda sempre conversar com o médico e tirar todas as dúvidas.

A forma de se alimentar é outro ponto importante aos portadores de câncer, pois no período de quimioterapia, alguns paciente costumam, sofrer com enjoos. Por isso, comidas quentes e condimentadas não aconselhadas, como também frituras e alimentos com muito açúcar. Nessa fase do tratamento, é melhor optar por alimentos frescos, como frutas, saladas iogurtes, legumes e verduras, na tentativa de aliviar os sintomas.